segunda-feira, 16 de abril de 2012

Godinho Lopes revela negociações com investidores

O presidente do Sporting, Godinho Lopes, está em negociações com vários investidores internacionais, nomeadamente dos Estados Unidos e de Angola, e promete novidades em breve, após comunica-las à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"O Sporting está a seguir uma estratégia de internacionalização e definiu os países onde deve fazer investimentos, países de onde vêm os investidores. Um desses países é Angola, e outro os Estados Unidos, onde assinámos uma parceria com a Associação de Futebol da Geórgia", revelou Godinho Lopes, em entrevista à Agência Lusa, prometendo anunciar futuros acordos noutros países "à medida que o Sporting os for assinando" e revelar à CMVM "quando se concretizar a entrada de um investidor" no capital social da SAD.

Admite, porém, "não ter" ainda "nenhum investidor já garantido", mas assegura "estar a trabalhar em vários países diferentes, nos quais tem "mantido negociações", e que "existem investidores que reconhecem a mais-valia que o Sporting representa e que estão interessados" em investir na SAD.

Invocou o facto de o Sporting ser uma "marca fortíssima" na Europa, de ser "o único clube português que nunca falhou a presença numa prova europeia", ter uma Academia que trouxe para o futebol mundial "jogadores de classe reconhecida" e que é considerada, a par da do Barcelona e do Lyon, "uma das três melhores" do velho continente, para expressar o seu convencimento de que o clube "vai arranjar investidores".

Questionado sobre o motivo dessa confiança, quando o clube tem um desequilíbrio estrutural crónico, que se traduz em prejuízos anuais de dezenas de milhões e um passivo brutal, suficientes para afugentar qualquer investidor, Godinho Lopes rebateu, invocando as suas previsões sobre a evolução a médio prazo da situação financeira do Sporting.

"Vai haver um decréscimo dos custos, uma subida das receitas e um cruzar dessas linhas a partir de 2013/14, quando estas passam a ser superiores", repisou o presidente leonino, para justificar o seu otimismo. Há, porém, outro problema que não escamoteia.

É que, "apesar das receitas passaram a ser superiores às despesas", a partir de 2013/14, e de acordo com as previsões do presidente do clube de Alvalade, "há uma fatia importante para pagar, que é o custo financeiro da dívida".

De resto, é por isso que Godinho Lopes enfatiza a importância da "entrada de investidores com capital fresco", que "permitam diminuir essa dívida e os seus custos financeiros", transformando o Sporting num "clube solvente".

O presidente leonino garante que a ideia é "encontrar um investidor minoritário" e que se aparecer um maioritário terá de ser objeto da aprovação da Assembleia Geral, conforme compromisso assumido: não vê que seja um problema a probabilidade de um eventual investidor impor exigências ao nível do controlo da gestão da SAD.

"É natural que o investidor tenha o controlo financeiro, que é o que interessa, e que queira saber qual a evolução dos custos e das receitas", contrapôs Godinho Lopes, que está a contar que os investidores "contribuam para o abatimento do passivo", o que permitirá ao Sporting "pagar menos juros".

in: record.xl.pt

Sem comentários: